Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Vinicius de Moraes e seu hino

Por causa do amor

Por causa do amor

É com essas palavras lindas que eu começo a falar de Marcus Vinicius da Cruz de Melo Moraes, mais conhecido como Vinicius de Moraes, nascido em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro.

Poeta, compositor, amante da boêmia assim era ele! Foi um dos fundadores do movimento que iria revolucionar a história da música brasileira – a Bossa Nova – juntamente com Tom Jobim e João Gilberto. Vinicius abandonou a diplomacia e mergulhou no mundo da música, que bom, assim ele nos deixou um reinado de tantas canções que tocam os nossos corações.

Nesse período, o grande autor da canção que faz até hoje o Brasil ser reconhecido pelo mundo, viveu sob altos e baixos na boêmia, a infelicidade e felicidade.  Viveu intensamente e essa forma de viver lhe trouxe vários casamentos.

Em Samba da Bênção, Baden Powell, um de seus parceiros musicais, refere-se a “Vinicius de Moraes, por exemplo, o capitão do mato, poeta e ex-diplomata como ele mesmo diz: é o branco mais preto do Brasil na linha direta de Xangô, saravá*!…”. Ele cantava com amor, um poeta que não poderia viver na diplomacia esse dom, esse amor pela música iria florescer e nós brasileiros só temos a agradecer.

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é a menina que vem e que passa, num doce balanço a caminho do mar…(Garota de Ipanema)

Helo Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema

Helô Pinheiro, a eterna Garota de Ipanema

*Saraváassim como axé, sela conversas e têm conotação positiva. Saravá também pode significar “salve” ou “viva”, por influência africana no idioma português do Brasil. É usada nesse sentido específico pelo poeta e compositor brasileiro Vinícius de Moraes.

 

Por Mariangela Sena

@mariangelasena

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de outubro de 2013 por em Sala e marcado , , , .

Arquivos

Casa da Lola