Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Dolce Far Niente – Comer

Ver a personagem de Julia Roberts se esbaldando com deliciosas pizzas em Nápoles e macarronada da mama acompanhada de vinho abriu por completo o meu apetite. Pensando nisso, resolvi fazer um Dolce Far Niente – Parte 2, inteiramente dedicado ao ato de comer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Comer, comer, comer, oh que prazer (até rimou rs). Após assistir ao filme Comer Rezar Amar, tive a feliz coincidência de começar a ler o livro Madame Charme – Dicas de estilo, beleza e comportamento que aprendi em Paris da escritora Jennifer L. Scott. Mas espera um pouquinho, você deve estar se perguntando o que isso tem em comum com o filme que mencionei. Bem, tudooooo! Na verdade, quando comprei o livro o fiz no intuito de aprender como viver à française, mas para minha surpresa a primeira parte dessa obra autobiográfica é sobre dieta e exercícios. Separei dois trechinhos dele para vocês:

Não se prive

Nunca comi tão bem nem apreciei tanto a comida quanto no período em que vivi em Paris com a Família Charme. Aquela era uma família que, gastronomicamente falando, levava uma existência bastante invejável.

O café da manhã consistia em torradas com manteiga de verdade e geleia feita em casa, entre outras delícias… O jantar era servido em pelo menos três etapas todas as noites. Uma refeição típica durante a semana seria algo como sopa de alho-poró seguida por frango assado com endívias refogadas e batatinhas. Depois, uma salada. De sobremesa, uma torta de morango e, finalmente, queijos variados. Madame Charme, Páginas 24 e 25.

Como você pode imaginar, o café da manhã na Família Charme era mais que uma torrada e uma xícara de café.

Junto com o chá, servido cerimoniosamente em uma tigela, um café da manhã típico incluiria:

Frutas frescas;

Fromage blanc (um delicioso queijo fresco com a consistência similar à do iogurte, que pode ser comido com uma pitada de açúcar);

Uma fatia da torta da noite anterior (geralmente maçã, damasco ou morando – feita em casa por Madame Charme);

Baguete torrada com geleia, também conhecida como tartine (a geleia sempre feita em casa – as de morango, amora e laranja eram suas favoritas). Madame Charme, página 30.

Como o próprio título informa trata-se de um livro sobre o modo de vida francês pelos olhos de uma americana em intercâmbio e não um livro exclusivo sobre comida, mas os três primeiros capítulos casam muito bem com a primeira parte do filme Comer Rezar Amar.

Nessa vibe de cozinhar, comer, deliciar lembrei-me de Julie e Julia, um filme integralmente dedicado à culinária francesa e que assisti há algum tempo quando ganhei o DVD.

Julie & Julia divulgação

Julie & Julia divulgação

Julie e Julia é de abrir o apetite e vou dizer porquê: O filme é baseado no romance autobiográfico Julie e Julia, de Julie Powell e no livro Minha vida na França, de Alex Prud’homme que descreve a vida de Julia Child na França  e sua paixão pela gastronomia desse país.

Orquestrado por Norah Ephrom, o longa aborda a vida de Julie, que em 2002 numa fuga da sua vida medíocre e profissão frustrada decide preparar em 1 ano as 524 receitas do livro Mastering the Art of French Cooking (um clássico nos EUA) de Julie Child. Numa tentativa de compartilhar esse desafio, ela passa a narrar em um blog (juliepowell.blogspot.com.br) as suas experiências ao longo desse projeto.

Julia Child interpretada por Meryl Streep

Julia Child interpretada por Meryl Streep

Julie Powell interpretada por Amy Adams

Julie Powell interpretada por Amy Adams

Um livro em português interessante é o A Arte Culinária de Julia Child: Técnicas e Receitas Essenciais de uma Vida Dedicada à Cozinha.

Inspirada no tema sugiro outros filmes que levarão vocês a pensar a comida de outra maneira:

O sabor de uma paixão (The Ramen Girl) – 2010

Chocolate (Chocolat) – 2000

Como água para chocolate (Como agua para chocolate) – 1992

Por Valéria Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Arquivos

Casa da Lola