Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Ipês colorem São Paulo e anunciam a Primavera

A primavera nem chegou, mas já podemos avistar nas ruas os sinais de que ela está por vir. Prova disso são as flores das árvores dos Ipês espalhados pela cidade, que desde julho começaram a desabrochar. São cerca de 100 espécies na América Central e do Sul, com 36 delas só no Brasil, 12 do gênero Tabebuia, de flores brancas e amarelas e 24 do gênero Handroanthus de flores rosa, roxa e amarelas.

Foto: Guilherme Vendramini

Foto: Guilherme Vendramini

Num passeio pela cidade de São Paulo os Ipês podem ser observados na USP, em grandes parques, por exemplo, o Parque do Ibirapuera e até mesmo em cemitérios, como o do Araçá, onde ficam bastante vistosos. No geral a ordem de floração se inicia com o Ipê rosa, depois o roxo e o branco e por fim o Ipê amarelo. Segundo Lúcia Garcez Lohmann, professora doutora do Departamento de Botânica da Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista os Ipês com flores amarelas são os mais comuns, pois contabilizam 30 espécies, seguidos das cinco espécies com as flores rosa e roxa. Entretanto, há o Ipê com flores brancas, raro na cidade de São Paulo, mas abundante nas regiões de Campinas e Piracicaba.
Bem adaptados às regiões urbanas, os Ipês espalhados por toda São Paulo adornam muito bem a cidade. “A floração dos Ipês realmente depende do grau de secura do ar, pois ela começa com os grandes picos de seca” diz a Dra. Lúcia. Por isso, não é difícil apreciá-los em São Paulo, já que o clima colabora muito.
Até setembro a beleza e coloração da floração dos Ipês poderão ser admiradas pelos paulistas. Então programe uma saída e esbalde os seus olhos com esse presente lindo proporcionado pela mãe natureza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 27 de agosto de 2013 por em Sala e marcado , , , , .

Arquivos

Casa da Lola