Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, do Xote e do Xaxado

É pessoal, esse ano eu não tive tempo de fazer um “postizinho” sequer sobre festas juninas e o Junho acabou. É certo, que algumas comemorações irão se estender ao longo de Julho, agora, mesmo com o fim do São João, acho válido fazer uma homenagem ao Rei do Baião.

fonte: Licia Fabio Produções

O Rei do Baião – Luiz Gonzaga

O cantor e compositor, forrozeiro mais famoso do Brasil alegrou muita gente com a sua música, inclusive e. Tá bom, confesso que comecei a gostar do forró tradicional à la baião, xote e xaxado recentemente, por causa da minha formação jornalística (a questão de injustiça e sertão do agreste presente em suas canções me pegaram de jeito).

Na verdade, Luiz Gonzaga do Nascimento é ouvido há muito tempo aqui em casa, mérito do meu pai, foi ele um grande disseminador dessa raiz na família. Lembro bem, de ouvir incansavelmente Gonzagão no velho rádio toca fitas em cima da banqueta no quarto ou LPs do Trio Nordestino na vitrola da sala quando criança. Infelizmente nessa época eu não lhes dava o devido valor.

Para me redimir, no meu playlist de hojetem overdose de Luiz Gonzaga, “é dois pra cá, é dois pra lá…”

Ps. Mais um motivo para a homenagem (atrasada eu sei), é que ano passada o Lua completaria 100 anos.

+ uma coisinha, é tá faltando “Xote das Meninas” e a tradicional “Asa Branca”, mas é que preferi explorar outras canções não tão conhecidas rs…

A sorte é cega

Amei à toa

Boiadeiro

Nega Zefa

Nem se despediu de mim

O cheiro da Carolina

Penerô Xerem

Retrato de um forró

Serena do mar

Serrote agudo

Súplica cearense

Vaca Estrela e boi Fubá

Deixe um comentário

Informação

Publicado em 4 de julho de 2013 por em Sala.

Arquivos

Casa da Lola