Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Homenagem – Unidade Imaginária

“… sou filha do vento, a luz que me ilumina sai de dentro…” desabafa “Alquimia”, música da banda carioca Unidade Imaginária. Formada por Mariana Volker (voz, piano, guitarra), Valentina Zanini (baixo, backing vocal) e Leo Vilhena (guitarra, backing vocal) o trio deu o ponta pé inicial para sua história em 2006.

A Unidade Imaginária tem toda uma proposta diferente, canções autorais afinadíssimas com a qualidade, que trazem nas letras e melodias um registro característico da banda. É como se cada música por eles criada, levasse um selo que a identifique made in UI. O disco lançado em 2010 arrebata com “Madalena”, cujo clipe chegou a ser transmitido na MTV e indicado ao VMB na categoria “Aposta”.

Descobri o que era Unidade Imaginária, assistindo ao programa “Tem uma banda na nossa casa” – MTV. Agradou-me na hora: som, letra, figurino e apresentação. Fui atrás dessa banda e adquiri o álbum no site deles (dá para baixar, mas achei legal comprar o disco), quando ouvi “Montes Claros” senti que estava num divã escutando um terapeuta fazer uma análise da minha vida. Fiquei vendida!

Então, é claro que em 2011 quando o grupo tocou em São Paulo – Clube Outs (Baixo Augusta) eu apareci para dar uma conferida no ao vivo. Infelizmente as microfonias na casa não favoreceram muito a banda que ainda contou com um público pequeno, porém, firme até o fim. A Valentina abriu o show narrando talvez um poema ou monólogo, não sei definir muito bem, e logo em seguida a vocalista embalou as agitadas “Dois é Ímpar” e “Imperativo”.

Eu não parei um minutinho sequer e apesar das falhinhas técnicas (acontece com todo mundo), não há o que ser dito da qualidade musical. Nisso estavam sintonizadíssimos.

Saí do show, realizada e feliz, com minhas expectativas atendidas, uma mistura de rock-pop-mpb explodindo dentro do peito.  Todo o conjunto de idéias, produtos e pessoas que compunham essa banda, tornaram-na indiscutivelmente incrível.

Como a banda que durou cerca de sete anos, encerrou suas atividades no início de 2011, fico feliz de tê-los visto  juntos ao menos uma vez. Mesmo triste pelo término, não há tempo a perder já que a Mariana Volker decidiu seguir carreira solo evocando um estilo mais intimista como a própria definiu em entrevista para o site Pop Box. Informações sobre o novo trabalho da cantora acesse http://www.marianavolker.com.br/.

Vou ficar de olho nessa menina e ver o que ela é capaz de aprontar no circuito musical daqui para frente.

Fica a dica!

Bj

Anúncios

2 comentários em “Homenagem – Unidade Imaginária

  1. Luc
    1 de abril de 2012

    UIm, amigxs queridxs!
    Canções tão belas que me acompanham desde 2004, em diversos momentos da vida.

    Estava no show do Outs também, não sei descrever, foi lindo demais!

    É uma grande pena que tenha acabado, mas aguardamos loucamente o disco solo da Mary. Que venha logo!

    • Blog da Lola
      19 de maio de 2012

      Isso mesmo Luc, canções de melodias e letras intensas! Nos resta agora, acompanhar o trabalho da Mariana e torcer para o seu sucesso solo.
      Abraço,

      Fernanda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 31 de março de 2012 por em Sala e marcado , , , , , , , , .

Arquivos

Casa da Lola