Casa da Lola… Mi casa! Su casa!

Cultura, lazer y otras pequeñas cosas

Portinari em exposição grandiosa

Não precisa ser um estudioso para entender a arte, que dirá Portinari. Basta olhar, sentir, deixar o sentimento que suas pinturas proporcionam, fluir. Cândido Torquato Portinari pintou quase cinco mil obras e é considerado um dos artistas mais prestigiados do país e foi o pintor brasileiro a alcançar maior projeção internacional.

Com um talento que desabrochou na infância, Portinari na adolescência já começou a chamar atenção de professores e imprensa. Aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Ainda com toda fama conquistada, ele se desdobrou ao Modernismo.

 
A exposição Guerra e Paz, com curadoria do Projeto Portinari em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e Fundação Memorial da América Latina, apresenta os dois últimos e maiores murais (14 x 10m), realizados por Portinari entre 1952 e1956.

 

 

 

Apedido do Governo Brasileiro, a ONU entregou a guarda dos painéis ao Projeto Portinari até agosto de 2013, com o apoio finaciero do BNDES, da própria ONU, do Ministério da Cultura e do Ministério das Relações Exteriores.

Para marcar o retorno dos painéis ao Brasil e a inauguração deste ambicioso projeto, Guerra e Paz foi reapresentado no Theatro Municipal do Rio de Janeir, em dezembro de 2010. O evento reuniu mais de 44 mil pessoas em apenas 12 dias.

Antes localizados no hall de entrada da Assembléia Geral, os monumentais painéis estavam em local nobre e de acesso restrito. De fevereiro a maio de 2011, Guerra e Paz foram restaurados no Palácio Gustavo Capanema em ateliê aberto ao público, com a realização de programa educativo voltado para o atendimento às escolas. A restauração foi necessária, pois, as obras ficavam expostas ao sol. Em nove meses brasileiros, que foram alunos de Portinari concluíram a restauração nos painéis.

Essa é uma exposição de caráter significativo muito grande. Convidado pelo Itamaraty o pintor executou as obras inauguradas em 1957 por Jucelino Kubitschek. Entretanto, foi um contexto de pós-guerra e considerado comunista Portinari foi proibído de entrar na sede da ONU, em Nova York. O retorno de Guerra e Paz ao Brasil, somados à centena de estudos preparatórios de Portinari vindos de diversas coleções particulares, compõem a exposição.

De um lado os painéis, acompanhados de um telão onde é feita uma pequena apresentação das obras, o local escuro cria o clima perfeito para apreciar os murais.

Quanto ao restante do acervo composto pelos esboços e que fica em outro prédio, percebemos durante a caminhada que há uma leitura digamos, tradicional porque é uma releitura do cubo branco aberto. Não há grandes inovações, grandes ousadias na forma de se mostrar a obra. De uma maneira fácil, temos uma leitura em que o público consegue identificar os espaços.

Nota-se que a disposição dos quadros seria uma sequência didática, que mostra os estudos do Portinari, fazendo com que acompanhemos o olhar do pintor e assim conseguimos identificar todo o percurso de criação.

Nos esboços das hienas, surgidos de vários estudos, nos faz entender como funcionou a mente do artista, como chegou naquele produto final. Vemos em cada esboço a tentativa dele de buscar os gestos certos, a posição das mãos, a posição dos pés, o olhar. O interessante é o público identificar tudo isso.

Há ainda alguns pequenos textos que norteiam e dão dicas. Frases de críticos e instrumentos de trabalho do Portinari, buscam ainda uma ambientação, de maneira a inserir o público no processo de criação do artista.

Olhando assim, o resultado final, não dimensionamos a criação, essa é uma forma expositiva que resolveu muito bem isso.

Guerra e Paz, estará no Memorial da América Latina, São Paulo de 7 de fevereiro a 21 de abril de 2012, com entrada franca e já atinge um público grande e diversificado, , uma exposição não hermética, a altura do artista, que comove, emociona e arranca aplausos de quem a visita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Informação

Publicado às 15 de março de 2012 por em Sala e marcado , .

Arquivos

Casa da Lola